12-02
Dia do Samba: rodas, bares e festa para curtir a data no Rio de Janeiro
2025-12-02
HaiPress

Samba no Beco do Rato e no Carioca da Gema,festa na quadra da Portela e mais: onde curtir o dia do samba no Rio — Foto: Leo Martins/O Globo; Nubra Fasari/Divulgação; Alexandre Cassiano
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 01/12/2025 - 17:42
Rio Celebra Dia do Samba com Festas e Roda de Samba Tradicional
O Dia do Samba no Rio de Janeiro,celebrado em 2 de dezembro,oferece uma vasta programação com rodas de samba e festas em locais icônicos da cidade. Destaques incluem a roda A Voz da Mulher Negra no Carioca da Gema,o Festival de Rodas do Trem do Samba na Portela e o Pagode da Garagem na Praça Tiradentes. As celebrações destacam a rica cultura afro-brasileira e clássicos do samba que embalam o Rio.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Todo dia tem samba no Rio de Janeiro,e,nesta data especial,o que não falta é festa. Celebrado nesta terça (2),o Dia do Samba espalha programação por todos os cantos: tem roda dedicada à voz de mulheres negras na Lapa,festa histórica na quadra da Portela,pagode na Praça Tiradentes e homenagem com clássicos que marcaram gerações. Confira algumas opções,entre rodas,bares e festas,para curtir e celebrar o ritmo que embala o Rio.
Carioca da Gema

Carioca da Gema: comemoração do dia do samba — Foto: Divulgação / Foto de Nubra Fasari
A casa abre a noite às 19h30 com a roda A Voz da Mulher Negra,gratuita,com mediação da cantora Flávia Saolli e convidadas que celebram a cultura afro-brasileira: Dida Nascimento,proprietária do Dida Bar,a modelo baiana Rojane Fradique e Carla Silva,guia turística especialista na região da Pequena África. Às 20h30,o grupo Três à Varejo assume o palco com clássicos como “Não Deixe o Samba Morrer” e “Agoniza,Mas Não Morre”.
Av. Mem de Sá,79,Lapa.
Trem do Samba na Portela
A quadra da Portela recebe o Festival de Rodas do Trem do Samba,embalado por três rodas: Terreiro de Crioulo,o Grupo Arruda e o Samba da Volta. A celebração também marca os 30 anos do Trem do Samba,idealizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz. A entrada é gratuita,com retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
Quadra da Portela. Rua Clara Nunes,81,Oswaldo Cruz. A partir de 17h.
Pagode da Garagem
O pagode que anima as terças faz edição especial do Dia do Samba,a partir das 18h. O ingresso é colaborativo e está disponível no Sympla.
Praça Tiradentes,Centro.
Beco do Rato

Beco do Rato,começo da Rua Morais e Vale — Foto: Leo Martins
A casa recebe a Resenha do Délcio Luiz,a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 29 e podem ser retirados no Sympla.
Rua Joaquim Silva,11,Lapa.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.



