12-02
Conheça o trabalho do único professor do Rio a ganhar medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática: 'Só é chato até você começar a acertar as questões'
2025-12-02
HaiPress

O professor de matemática Carlos Henrique Peixoto,do Polo Educacional Sesc — Foto: Arquivo pessoal
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 01/12/2025 - 19:05
Professor do RJ ganha ouro em Olimpíada de Matemática para docentes
Carlos Henrique Peixoto,professor do Polo Educacional Sesc no Rio de Janeiro,é o único do estado a conquistar medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática para professores. Ele destaca a importância da coragem e do erro como parte do aprendizado. Em 2024,Peixoto visitará o Centro de Educação da Unesco na China,após participar de uma cerimônia em Brasília. Além das aulas,ele mantém o podcast "Teorema na tela",integrando matemática a outras disciplinas.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
“Matemática só é chato até você começar a acertar as questões”,costuma dizer o professor Carlos Henrique Peixoto aos seus alunos do Polo Educacional Sesc,na Barra Olímpica. Pelo seu trabalho de ensino e motivação com essas turmas,ele se tornou um dos 20 medalhistas de ouro da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) no país e o único do Estado do Rio de Janeiro. Esta foi a segunda edição da competição idealizada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Peixoto também se inscreveu na primeira,mas saiu sem premiação.
De visita a quilombo a passeio pelas lagoas: Barra e arredores oferecem ampla gama de atividades educativasEm revitalização: Recreio Shopping terá novos restaurantes e lojas em 2026
— Precisava me permitir a coragem de tentar mais uma vez. É o que estimulo nos meus alunos. Quando soube (da conquista),fiquei emocionado e fui logo contar para a minha família — recorda ele,que também compartilhou a alegria com outro professor da Escola Sesc,Thiago Brito,que ficou com uma das medalhas de prata.
No ano que vem,Peixoto sairá de sua casa,na Freguesia,para ir à sede do Ministério da Educação (MEC),em Brasília,participar de uma cerimônia com os outros medalhistas de ouro. Em maio,todos seguirão para Xangai. Ficarão duas semanas na Ásia e conhecerão o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China.
Réveillon 2026: Hotéis,restaurantes,quiosques e clubes da Barra já vendem ingressos para festas
No avaliação da olimpíada,o professor não teve apenas que mostrar suas habilidades de matemática. Além de fazer prova,ele passou por uma entrevista e enviou uma apresentação de um vídeo em que mostrou práticas de sala e reuniu declarações de alunos,professores e gestores.

Polo Educacional Sesc,na Barra Olímpica — Foto: Divulgação
— Apresentei uma atividade que fiz sobre educação financeira,em que os alunos precisavam reformar um quarto com determinada renda extra. Criei um cenário e falamos sobre custo variável e custo fixo — recorda.
Para ficar perto do filho: Americano troca Chicago pela Barra e abre quiosque na praia
Aos 29 anos,ele diz que consegue ter uma troca próxima com os estudantes,inclusive pela linguagem e pelos interesses. Recentemente,Peixoto teve a surpresa de ser convidado para paraninfo de uma das turmas. Além de dar aulas,ele mantém o podcast “Teorema na tela”,no qual também dialoga com outras disciplinas. Em um episódio,explicou por que as abelhas fazem favos de mel em hexágonos. Já em outro,mostrou a importância da matemática nas animações da Disney. No entanto,a parte mais importante para ele é incentivar os alunos a tentarem resolver as questões.
—Desde que era estudante,reparava como tinham medo da matemática. Sempre tive esse medo (dos outros) como um motivador,para ver como eu seria capaz de intervir. Muitas vezes o aluno tem medo de errar,mas o erro também é aprendizado. É justamente o momento em que eu consigo trabalhar melhor e ver o que o está impedindo de acertar — explica.
Notícias dos Bairros:
De visita a quilombo a passeio pelas lagoas,Barra e arredores oferecem ampla gama de atividades educativas Obra de supermercado é embargada após retirada de bicicletário e alteração na calçada sem autorização Roubos caem,mas letalidade violenta sobe em Niterói Expositores da Feira da Glória estreiam novo evento na Barra Humaitá ganha centro de tratamento do câncer em prédio anexo à Casa de Saúde São José
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.



