O que é um cardeal? Os 'príncipes da Igreja' escolhem o novo Papa

2025-05-07     HaiPress

Cardeais participam da missa do Sexto Novendial na Basílica de São Pedro,após o funeral do Papa e antes do conclave,no Vaticano. — Foto: Filippo Monteforte/AFP

Cardeais de todo o mundo viajaram ao Vaticano para preparar o conclave que escolherá o sucessor do Papa Francisco,morto no dia 21 de abril,aos 88 anos. Os prelados,que ocupam uma posição central na hierarquia da Igreja Católica,têm a responsabilidade de eleger o novo Papa,seguindo um processo rigoroso e cerimonial. Mas,afinal,o que é exatamente um cardeal?

Sucessão de Francisco: veja a cobertura completaHorários,fumaça e votação: Saiba os detalhes do Conclave e entenda como é feita a eleição de um novo Papa

Mais Sobre Papa

Ninguém quer ser Papa e conclave é 'caixa de surpresas',diz cardeal brasileiro

Conclave viraliza nas redes com IA,memes e apostas: cultura pop invade o Vaticano

Alto dignitário

A palavra cardeal vem do latim cardinalis,que significa “fundamental”,e designa um alto dignitário da Igreja Católica escolhido pelo Papa para auxiliá-lo em seu governo. O título oficial é cardeal da Santa Igreja Romana.

Reunidos no Colégio Cardinalício — presidido atualmente pelo cardeal decano,o italiano Giovanni Battista Re,de 91 anos —,os cardeais formam a cúpula da Igreja. Por ser um título e não uma função,muitos deles são bispos de dioceses ao redor do mundo,enquanto outros ocupam cargos na Cúria Romana,o governo do Vaticano.

O que você sabe sobre o conclave papal? Cardeais isolados,quatro votações diárias,cédulas queimadas e lactose na fumaça: Faça o quiz!

Na estrutura da Santa Sé,os principais dicastérios — equivalentes a ministérios governamentais — são dirigidos,em sua maioria,por cardeais.

Eleitores de Papas

Atualmente,há 252 cardeais na Igreja Católica,mas apenas aqueles com menos de 80 anos têm o direito de votar na escolha de um novo papa durante o conclave. Esses são os chamados cardeais eleitores,cujo número chega hoje a 135 — dois,no entanto,não irão participar por problemas de saúde.

Capela Sistina em gráficos interativos: conheça o local onde cardeais se reunirão a partir de amanhã para escolher o novo Papa

O conclave ocorre a portas fechadas na famosa Capela Sistina e segue normas e procedimentos cerimoniais rígidos.

Criados,não nomeados

Os cardeais não são nomeados,e sim “criados” por decreto papal. O termo remonta ao período romano e indica que o beneficiário é elevado de posto por suas qualidades pessoais,e não designado para ocupar um cargo ou ofício vago.

Juramento: Os funcionários do Vaticano que vão participar do conclave fazem voto de silêncio

De acordo com as normas do Vaticano,o Papa pode criar cardeais entre os homens “que se destacam notavelmente por sua doutrina,costumes,piedade e prudência na gestão de assuntos”.

Vermelho cardinalício

Os cardeais — também conhecidos como purpurados — vestem a cor vermelha,símbolo do Senado romano,que representa poder,prestígio,autoridade e o sangue de Cristo. Além da vestimenta característica,utilizam também um anel,tradicionalmente de safira,uma cruz peitoral,um báculo e uma mitra.

Uma criação política

A criação de cardeais reflete as orientações políticas e pastorais do pontífice,que costuma usar esse poder para moldar o grupo responsável por eleger seu sucessor. Durante seu pontificado,o Papa Francisco se esforçou para designar mais cardeais procedentes das "periferias" do mundo católico,lugares anteriormente ignorados por Roma.

Cotado ao papado: Cardeal asiático enfrenta críticas por silêncio sobre abuso sexual clerical e guerra às drogas nas Filipinas

Privilégios decrescentes

Conheça a ordem hierárquica e as funções dos cargos:

Papa: é o líder máximo da Igreja Católica,considerado o sucessor de São Pedro. Tem autoridade suprema sobre toda a Igreja,define doutrinas,nomeia bispos e cardeais,e representa a Igreja mundialmente. Reside no Vaticano.Também tem o poder de canonizar pessoas.Cardeal: ocupam o segundo posto mais alto na hierarquia. São escolhidos pelo papa,geralmente entre os bispos. Fazem parte do Colégio de Cardeais,que aconselha o papa e tem como principal função eleger um novo pontífice em caso de vacância.Arcebispo: responsável por uma arquidiocese,que é uma diocese de maior relevância,geralmente por sua história ou tamanho. Supervisiona os bispos das dioceses vizinhas em sua província e responde diretamente ao papa.Bispo: governa uma diocese,que é uma região com várias paróquias. Tem a missão de ensinar a fé,administrar os sacramentos e orientar os padres e fiéis de sua diocese. Pode ser auxiliado por bispos auxiliares.Padre: atua nas paróquias,celebra missas,confissões,batizados,casamentos e dá orientação espiritual à comunidade. É o principal elo entre os fiéis e a estrutura da Igreja.Diácono: pode ser transitório (em formação para o sacerdócio) ou permanente. Auxilia o padre nas celebrações,pode batizar,celebrar casamentos e pregar. Não pode consagrar a Eucaristia nem ouvir confissões.

Os cardeais,também conhecidos como "príncipes da Igreja",recebem o tratamento de "eminência" e ocupam a segunda posição na hierarquia da Igreja,logo após o Papa. Eles têm autoridade para oficiar em todas as igrejas fora de Roma e podem ser sepultados nos templos. Ao longo do tempo,seus privilégios foram sendo reduzidos.

Pré-conclave: Cardeais discutem divisões na Igreja em penúltimo dia de reuniões

O Concílio Vaticano II limitou muitos dos benefícios antes concedidos aos prelados de alta hierarquia,como o uso exclusivo de compartimentos em trens ou salões do trono em suas residências. O Papa Francisco foi além: em 2021,reduziu seus salários para conter os prejuízos causados pela pandemia,e em 2023 determinou que os cardeais passassem a pagar aluguel para morar em apartamentos no Vaticano.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.