04-21
Datafolha: Tarcísio é favorito à reeleição em São Paulo; sem o governador, Alckmin e Marçal lideram
2025-04-11
IDOPRESS
O governador Tarcísio de Freitas durante evento na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo — Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 10/04/2025 - 17:48
Tarcísio de Freitas lidera intenções de voto para 2026 em SP,aponta Datafolha
Tarcísio de Freitas,atual governador de São Paulo,lidera as intenções de voto para a eleição de 2026 com 41%,segundo pesquisa Datafolha. Caso o PSB escolha Márcio França,Tarcísio subiria para 47%. Sem ele na disputa,Geraldo Alckmin lideraria com 29%,seguido por Pablo Marçal com 20%. A pesquisa entrevistou 1.500 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que o governador de São Paulo,Tarcísio de Freitas (Republicanos),tem amplo favoritismo para a eleição paulista em 2026. O ex-ministro de Jair Bolsonaro aparece com 41% das intenções de voto em um cenário que inclui o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB),escolhido por 25%. O ex-coach Pablo Marçal (PRTB),hoje considerado inelegível por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP),tem 15% das menções.
Datafolha: Reprovação de Tarcísio em SP dobra em dois anos,mas avaliação positiva segue maior que a negativa
Na sequência da disputa,aparecem em situação de empate técnico o ministro Alexandre Padilha (PT),com 6%,e o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP),com 4%. Brancos e nulos somam 9%,enquanto 1% não souberam responder.
1º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo
Caso o ex-governador e também ministro Márcio França seja o nome do PSB na disputa,Tarcísio iria a 47% das escolhas se a eleição fosse hoje. Marçal chegaria a 16%,seguido por França,com 11%. Padilha (6%) e Salles (4%) alcançam nesse cenário as mesmas taxas aferidas na simulação com Alckmin na corrida eleitoral.
2º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo
Tarcísio,hoje rejeitado por 21% dos eleitores,também venceria Alckmin,França e Padilha em cenários simulados de segundo turno. O governador tem o governo avaliado como “bom” ou “ótimo” por 41% dos paulistas,contra 22% que o classificam como “ruim” ou “péssimo” — taxa que dobrou em dois anos.
O atual governador tem dito publicamente que será candidato à reeleição no ano que vem,mas seu nome é incensado por aliados e apoiadores como um possível substituto do ex-presidente Jair Bolsonaro no pleito presidencial,já que Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso Tarcísio não participe da disputa paulista,a liderança da corrida eleitoral seria assumida por Alckmin,com 29% das intenções de voto,seguido por Marçal,com 20%. O prefeito Ricardo Nunes (MDB),que recentemente passou a se colocar à disposição de Tarcísio para substituí-lo na eleição,hoje aparece com 12% das menções. O prefeito de Sorocaba,Rodrigo Manga (Republicanos),é o favorito de 5% dos eleitores,mesma taxa dos que optam por Padilha nesse cenário.
3º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo
De novo,Alckmin se sai melhor que França como candidato do PSB neste momento. O titular da pasta de Empreendedorismo,da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no governo Lula (PT) alcançaria 11% das menções sem a participação de Tarcísio na disputa,atrás de Marçal (21%) e de Nunes (15%).
O Datafolha entrevistou 1.500 eleitores com 16 anos ou mais em 81 cidades do estado,no período de 1° a 3 de abril. A margem de erro estimada para o levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos.