03-31
Convenção Iyengar: aprenda e evolua
2025-03-20
IDOPRESS
O ioga traz muitos benefícios para nossa saúde geral — Foto: Freepik
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 19/03/2025 - 21:37
Convenção Nacional de Iyengar Ioga reúne especialistas em SP
A Convenção Nacional de Iyengar Ioga ocorrerá entre 4 e 6 de abril no Tênis Clube Paulista,em São Paulo. As quatro professoras mais graduadas do método no Brasil,incluindo Rosana Seligmann,compartilharão seus conhecimentos com praticantes de ioga. O evento é aberto a todos,com aulas,lançamento de livro e atividades especiais,promovendo flexibilidade,alinhamento e força.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Um grande amigo da família toda,Luiz Gonzaga Magalhães,professor de educação física das escolas Vera Cruz,Santa Cruz e um dos ouvidos mais atentos que conheço,conta que sempre que propõe uma atividade a um grupo de crianças pequenas,há duas respostas padrão: metade da turma se arremessa no exercício e o restante foge dele. As palavras usadas por ele não são bem essas e talvez a proporção mude um pouco também,mas gosto muito da cena que ele descreve. Sempre fui das que sentam no chão com olhos apavorados quando o professor pedia para fazermos uma estrela,saltar com uma vara ou qualquer outro exercício que exigisse coragem física.
Mas isso mudou.
Faz mais ou menos seis anos,quando comecei a fazer aulas de Iyengar ioga lá em Londres. Prática milenar que vai bem além das posturas,ioga tem várias escolas,desenvolvidas ao longo dos séculos graças a metodologias de diferentes professores. A Iyengar é uma delas,e seu guru foi Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (B. K. S. Iyengar),que ganhou fama na Europa,Estados Unidos e no resto do mundo quando seu livro “Luz sobre o ioga: o guia clássico do ioga” tornou-se um best-seller na segunda metade da década de 1960. Com a ajuda de “props” — leia-se cadeiras,tijolinhos de madeira ou cortiça,cintos,cordas chumbadas na parede (ou kuruntas) e muito mais —,os alunos do método Iyengar buscam alinhamento do corpo e,consequentemente,da mente e da respiração. As práticas também me fizeram mais flexível,concentrada e forte em muitos níveis.
Como tudo na vida,um bom professor muda tudo. Em Londres,tive a alegria de contar com Emmanuelle de la Lubie. Aqui no Brasil,Silvia Carone me apresentou a Rosana Seligmann (@rosanaseligmann_yoga) e às professoras do Centro Iyengar Yoga São Paulo,no bairro da Lapa,uma gente para lá de preparada,amorosa e comprometida. Seu corpo,aprendemos nas aulas,é seu maior professor. Mas o bom mestre é capaz de nos estimular a dar um passo adiante,nos dizer que a gente vai conseguir. No meu caso,as mestras não me deixam acomodar. Sem elas,eu faria o mínimo e estaria eternamente na zona de conforto. E a flexibilidade e a força jamais se tornariam minhas aliadas. A menina medrosa das aulas de educação física hoje planta bananeira! E quer seguir adiante nas posturas.
Trago ótimas novas. Dias 4,5 e 6 de abril,as quatro professoras mais graduadas de Iyengar ioga do Brasil participarão da 8ª Convenção Nacional de Iyengar Ioga no Tênis Clube Paulista,em São Paulo,capital. Além de Rosana,Camila de Lucca,Katia Dacosta e Renata Ventura dividirão um pouco do que sabem com os participantes. O convite é aberto a todos que praticam ioga,Iyengar ou de outras escolas. No último ano,participei de alguns workshops organizados com professores vindos de fora a convite da Rosana e aprendi imensamente. Esse quarteto,que se renova constantemente com ensinamentos na Índia e com os mais disciplinados discípulos do Guruji (forma carinhosa como senhor Iyengar e outros grandes mestres são chamados por seus alunos),tem décadas de dedicação e sabe ensinar. Não é exagero dizer que saltos são dados depois de uma sessão com uma delas. Imagina com as quatro? Além disso,tem a força do grupo,o aprendizado dentro de uma sala de aula com muitos corpos que encontram diferentes caminhos para chegar nas posturas. E também fazem perguntas para dúvidas que temos e,às vezes,não sabemos expressar.
Cada uma das quatro professoras nível III do Brasil dará três horas de aula e terá as outras três observando e corrigindo as posturas. Mais informações sobre o evento,que além das aulas tem lançamento de livro e outras atividades especiais,no site da associação ou no Instagram.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.