03-31
Autor de correspondência de 'pênis com asas' será sabatinado pelo Senado para assumir embaixada
2025-03-20
HaiPress
Sede do Itamaraty em Brasília — Foto: Michel Filho
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 19/03/2025 - 22:56
Embaixador enfrenta sabatina no Senado após polêmica com carta ofensiva
O embaixador Pablo Cardoso será sabatinado pelo Senado após um incidente envolvendo uma carta com ilustração de "pênis com asas" enviada ao funcionário do Itamaraty,Cristiano Ebner. A correspondência,considerada ofensiva,envolveu investigação da Polícia Federal e da Corregedoria,mas foi arquivada. Cardoso,que recebeu aval para comandar a embaixada na Guiné-Bissau,alegou tratar-se de uma brincadeira infantil e assinou um termo de ajustamento de conduta.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Autor de da correspondência enviada ao chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS) do Itamaraty,Cristiano Ebner,o embaixador Pablo Cardoso será sabatinado,nos próximos dias,pelo Senado.
O papel continha um desenho de um pênis com asas,segundo publicou a coluna de Lauro Jardim,no GLOBO.
Na semana passada,Cardoso recebeu o "agrément" do governo da Guiné-Bissau,para comandar a Embaixada do Brasil no país africano.
Cardoso é ministro-conselheiro na Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa,em Lisboa. Trata-se de sua primeira designação para chefia de posto no exterior.
De acordo com a coluna,o envelope enviado a Ebner tinha um remetente fictício associado à mitologia grega,com o nome de "Fundação Kresus". A correspondência foi recebida em 21 de junho de 2024
Ebner considerou a correspondência uma ofensa e acionou a Corregedoria do Itamaraty que,por sua vez,comunicou o fato à Polícia Federal (PF) — cujo inquérito já foi arquivado.
Dois meses depois,o destinatário recebeu um pedido de desculpas de Cardoso,dizendo que tudo não passava de uma brincadeira infantil.
Desenho obsceno enviado a diplomata — Foto: Imagem obtida pela coluna do Lauro Jardim
Procurado,o Itamaraty não se manifestou a respeito do caso.
Pablo Cardoso disse estoque "não há qualquer procedimento em desfavor do servidor 'tramitando na Corregedoria do MRE'. Diz ainda que o "procedimento foi arquivado em outubro de 2024,após ter assinado um termo de ajustamento de conduta,que vem sendo rigorosamente cumprido desde então".
Acrescenta que "o procedimento não concluiu pela existência de assédio moral ou quebra de decoro e não acarretou qualquer penalidade disciplinar". E ressalta que "a investigação policial também foi arquivada no mesmo mês,'por falta de elementos necessários para a consumação do delito'".
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.