Último dia do verão: Centro-Oeste e Sudeste serão afetados por tempestade nesta quarta; confira a previsão

2025-03-19     IDOPRESS

Tempo nublado em São Paulo — Foto: Maria Isabel Oliveira

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/03/2025 - 20:18

Tempestades ameaçam Centro-Oeste e Sudeste no fim do verão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestades no Centro-Oeste e Sudeste no último dia do verão,com riscos de alagamentos e deslizamentos. O Norte e Nordeste também enfrentarão chuvas intensas. Uma frente fria no oceano provoca ventanias e possibilidade de granizo. Alertas de "Perigo Potencial" e "Perigo" são emitidos,com destaque para impactos em energia e infraestrutura.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Está chegando o fim do verão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que no último dia da estação,esta quarta-feira,o Centro-Oeste e Sudeste serão afetadas por tempestades. Além destas regiões,Norte e Nordeste também terão instabilidade com chuvas intensas. A expectativa é que o restante de março mantenha o padrão dos primeiros 15 dias,com calor no Sudeste e chuvas intensas no Norte e Nordeste.

Frente fria traz risco de alagamentos e deslizamentos no Sul; veja a previsão em SP,Rio e BHQuando começa o outono em 2025? Veja as datas das estações do ano

— Há uma frente que pegou força. Ela está no oceano,em um centro de baixa pressão. Ela forma chuvas para a região Sudeste. A precipitação vem com as características de trovoadas e rajadas de vento,podendo ter até queda de granizo — explicou a meteorologista Andrea Ramos ao GLOBO.

De acordo com o aviso do Inmet,a tendência é de "Perigo Potencial". O alerta na coloração amarela cobre parte do Centro-Oeste e Sudeste. Com isso,as regiões devem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ventos intensos (40-60 km/h),e queda de granizo. Além disso,haverá baixo risco de corte de energia elétrica,estragos em plantações,queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Inmet lançou três alertas no mapa para esta quarta-feira — Foto: Reprodução/Inmet

Há outros dois alertas no mapa de chuvas intensas. Um deles,na cor laranja,de "Perigo",indica que deve chover entre 30 e 60 mm/h,ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica,queda de galhos de árvores,alagamentos e de descargas elétricas. Este é exclusivo da região Nordeste.

Já o outro,de "Perigo Potencial",encobre parte do Norte,Nordeste,Centro-Oeste e Sudeste. Suas características são: chuva de até 50 mm/dia,ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.