03-31
STF reforça segurança e finaliza plano detalhado para julgamento de denúncia contra Bolsonaro
2025-03-19
HaiPress
Sessão da Primeira Turma do STF — Foto: Rosinei Coutinho/STF/25-02-2025
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 18/03/2025 - 22:11
STF Reforça Segurança para Julgamento Crucial de Bolsonaro e Acusados
O Supremo Tribunal Federal (STF) reforça a segurança para o julgamento de denúncia contra Jair Bolsonaro e outros 33 acusados de tentativa de golpe de Estado. A sessão,marcada para o dia 25,avaliará a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa. Medidas de segurança,como planos de fuga e gradis,estão sendo consideradas.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O Supremo Tribunal Federal (STF) trabalha desde o início desta semana na elaboração de um plano de segurança para os dias do julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas. A Corte irá reforçar alguns procedimentos e até esta sexta-feira deverá entregar um plano detalhado com todas as medidas de proteção a mais que serão adotadas.
Ministro do Supremo: 'Ritmo de julgamentos do STF não segue calendário eleitoral',diz Dino sobre ação contra BolsonaroEx-presidente: 'Velocidade da luz',critica Bolsonaro após STF marcar data de julgamento que pode torná-lo réu por golpismo
No próximo dia 25,a Primeira Turma decide se recebe,ou não,a denúncia oferecida pela PGR contra Bolsonaro,e ex-ministros de seu governo,como Walter Braga Netto,Augusto Heleno e Anderson Torres. Eles foram denunciados por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Interlocutores do STF afirmam ao GLOBO que um dos fatores levados em consideração para o ajuste no protocolo de segurança é o acesso ao edifício onde são realizadas as sessões das Turmas. Diferentemente do Plenário da Corte,que fica no edifício-sede,localizado na entrada,ao lado Praça dos Três Poderes,a sala de sessões da Primeira Turma fica em um prédio situado na área central do STF. Por isso,uma nova configuração da localização de equipamentos de segurança pode ser implementada.
Além da equipe de segurança do STF,a questão do planejamento de segurança também passará pelo aval do presidente da Primeira Turma,ministro Cristiano Zanin.
Entre as medidas que podem ser apresentadas para a segurança também estão um plano de fuga e a colocação de mais gradis no entorno do prédio do STF — que passou a ficar cercado novamente após o atentado a bomba no dia 13 de novembro de 2024.
Quando Bolsonaro foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),em 2023,houve um plano especial de segurança,com acesso restrito à Corte e policiamento reforçado. Na época,meses após o 8 de janeiro,havia o temor de que houvesse manifestantes,mas a previsão não se concretizou. Bolsonaro acabou sendo condenado e ficou inelegível até 2030.
Na denúncia da trama golpista,apresentada pela PGR no dia 18 de março,o procurador-geral da República,Paulo Gonet,afirma que Bolsonaro liderou uma organização criminosa que tentou golpe de Estado.
"A responsabilidade pelos atos lesivos à ordem democrática recai sobre organização criminosa liderada por Jair Messias Bolsonaro,baseada em projeto autoritário de poder",escreveu Gonet na denúncia.
De acordo com a PGR,a suposta organização criminosa estava "enraizada na própria estrutura do Estado" e tinha "forte influência de setores militares".
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.