Acesso ao Cristo Redentor pode ser reaberto nesta terça, após vistoria do Procon e dos bombeiros

2025-03-18     IDOPRESS

Funcionários da concessionária Trem do Corcovado diante da bilheteria interditada nesta segunda-feira — Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/03/2025 - 22:52

Reabertura do Cristo Redentor depende de vistoria após morte de turista

O acesso ao Cristo Redentor,fechado após a morte do turista Jorge Alex Duarte nas escadas do monumento,poderá ser reaberto nesta terça. A decisão depende de uma vistoria do Procon-RJ e dos bombeiros. A polêmica sobre a responsabilidade do posto médico no local envolve o ICMBio e a Trem do Corcovado,em meio a críticas de desassistência. Uma missa em memória de Jorge ocorrerá ao meio-dia.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Atração mais visitada por turistas no país,o Cristo Redentor ficou fechado durante boa parte desta segunda-feira por determinação do Procon-RJ. Na véspera,o turista gaúcho Jorge Alex Duarte,de 54 anos,morreu após passar mal quando subia uma das escadas de acesso ao Santuário pouco antes das 8h. Naquela hora,o posto médico no local ainda estava fechado. A tragédia desencadeou um jogo de empurra quanto à responsabilidade pelo funcionamento e a qualidade do serviço. Nesta terça-feira,o monumento pode ser reaberto,após uma fiscalização,que será realizada às 7h.

Reunião define: Cristo Redentor pode ser reaberto após fiscalização na terça; ambulância e postos médicos abertos são requisitosNora de turista que morreu no Cristo redentor desabafa em rede social: 'Equipe despreparada que não sabia como realizar um suporte básico'

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) — que administra o Parque Nacional da Tijuca,onde fica o Cristo — afirma que a concessionária Trem do Corcovado,que explora o acesso por trilhos ao monumento,tem obrigação contratual de manter o posto,enquanto o presidente da empresa alega que essa atribuição é da autarquia federal. Tudo isso acontece em meio a uma disputa pelo controle do Alto Corcovado que se arrasta há anos e coloca em polos opostos o ICMBio e a Arquidiocese do Rio.

Após a morte de um turista de um turista gaúcho,o Cristo Redentor foi fechado pelo Procon; medida decepcionou visitantes: ponto turístico pode ser reaberto nesta terça — Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Jogo de empurra

Em nota,o ICMBio apresentou o texto do contrato no qual consta a obrigação de manter um posto médico como contrapartida da concessionária. A Trem do Corcovado,por sua vez,divulgou nota dizendo que “disponibiliza uma enfermaria com todos os equipamentos necessários aos primeiros socorros no Alto do Corcovado,com profissionais treinados,habilitados e certificados para manusear o desfibrilador”. Em entrevista ao GLOBO,no domingo,no entanto,Sávio Neves,presidente da companhia,afirmara que a responsabilidade pelo posto caberia ao instituto.

Frustração: visitantes que estavam no Cristo só ficaram 10 minutos antes de interdição; namorado não consegue fazer pedido de casamento

A Arquidiocese,que administra o monumento e a capela no Alto Corcovado,divulgou nota criticando duramente o ICMBio,afirmando que a inércia da autarquia permitiu “que uma situação crítica de desassistência ocorresse dentro de um dos pontos turísticos mais visitados do mundo”.

Em meio a esse disse me disse,o Procon-RJ interditou todos os acessos à atração no fim da manhã desta segunda-feira. Além do horário de funcionamento do posto de primeiros socorros no Alto Corcovado — que não coincide com o tempo completo de visitação —,a medida levou em consideração denúncias que o órgão vinha recebendo sobre falta de acessibilidade no monumento.

No início da noite,após reunião realizada no Palácio Guanabara,ficou acertada a realização de uma vistoria no Cristo com a presença do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira,às 7h. A expectativa é que a atração seja liberada para os visitantes após a inspeção. Para que isso seja possível,será necessária a disponibilização de uma ambulância,contratada pelas concessionárias que operam o trenzinho e as vans que fazem o transporte até o monumento,que deve ficar na estação do Cosme Velho. Da mesma forma,será exigido que os dois postos médicos — um no Santuário e outro no centro de visitantes — estejam abertos a partir da entrada do primeiro visitante até a saída do último. A Arquidiocese informou na noite desta segunda-feira que também vai disponibilizar uma ambulância. O ICMBio informa que irá custear uma das ambulâncias,após solicitação da Trem do Corcovado via ofício.

Não houve irregularidades: Ministério Público arquiva inquérito sobre crime ambiental em obra do Impa

Anteriormente,segundo explicou Gutemberg Fonseca,secretário estadual de Defesa do Consumidor,o funcionamento dos postos de saúde se dava apenas a partir da abertura oficial do parque,às 8h,apesar de turistas serem autorizados a subir ao Cristo a partir das 7h30. Foi justamente neste intervalo que Jorge Alex passou mal e morreu. Imagens obtidas pelo RJTV,da TV Globo,mostram que ele se sente mal às 7h39. A enfermeira Melissa Schiwe,nora de Jorge,dá início a uma massagem cardíaca. Nos minutos seguintes,outras pessoas tentam ajudar. Às 8h13,os socorristas do Samu chegam ao local e dão prosseguimento à tentativa de reanimá-lo. Sem sucesso. A equipe médica do Samu atestou morte súbita.

Em suas redes sociais,a nora de Jorge criticou a estrutura do local: “Uma equipe despreparada que não sabia como realizar um suporte básico; foram 35 minutos de luta travada com pouquíssimos recursos,um posto de atendimento FECHADO com o parque aberto”. Em outro trecho,ela destacou: “No meio do meu desespero,tive que encontrar a calma para ENSINAR OS FUNCIONÁRIOS a realizar compressão cardíaca”. No fim da tarde,os advogados da família de Jorge Alex divulgaram nota na qual informam que “o caso se trata de responsabilidade civil,com incidência do Código de Defesa do Consumidor,uma vez que o acesso ao local é cobrado”.

Jorge Alex Duarte morreu no domingo,no Cristo Redentor — Foto: Reprodução

Bonde de Santa Teresa: após fase de testes,ramal Paula Mattos começa a operar todos os dias

Visitas frustradas

O fechamento do Cristo pegou muita gente de surpresa. Entre relatos de passeios frustrados,reclamações de quem subiu antes da interdição e foi obrigado a descer poucos minutos depois,dúvidas sobre reembolso ou remarcação,um casal em especial teve motivos de sobra para lamentar. Namorados há nove anos,Gustavo Vicentin e Patricia Rocha tinham planejado um passeio que terminaria com um romântico pedido de casamento. Não foi dessa vez.

Os paulistas Gustavo Vicentin e Patricia Rocha: pedido de casamento seria no Cristo Redentor — Foto: Anna Bustamante / Agência O Globo

— Ia ser incrível,eu estava me preparando para isso,mas por conta dessa interdição não deu certo — disse Gustavo. — Ficamos chateados. Queria que essa história tivesse um desfecho bom. Agora,vamos aguardar o reembolso.

Sem perder tempo,Patrícia emendou bem-humorada:

— E aguardar um novo pedido de casamento.

Missa no Cristo

Após o ocorrido,uma missa pela alma de Jorge Alex foi marcada para o meio-dia desta terça-feira,no Cristo Redentor. A cerimônia será presidida pelo Padre Omar,reitor do santuário.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.