Luciana Gimenez: os detalhes da cirurgia da apresentadora e tratamento ideal para condição

2025-03-18     IDOPRESS

Luciana Gimenez passou por cirurgia de emergência — Foto: Divulgação TV Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/03/2025 - 19:55

Luciana Gimenez passa por cirurgia de emergência para hérnia de disco

Luciana Gimenez,de 55 anos,passou por cirurgia de emergência para tratar uma hérnia de disco na coluna cervical. A apresentadora relatou dores e hematomas,mas mantém otimismo na recuperação. Especialistas explicam que a hérnia ocorre quando o núcleo de um disco vertebral se desloca,causando dor que pode irradiar para diversas partes do corpo. O tratamento envolve fisioterapia e cuidados específicos para aliviar os sintomas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Luciana Gimenez,foi submetida a uma cirurgia de emergência para correção de uma hérnia de disco,na região da coluna cervical,e atualizou o seu estado de saúde. A apresentadora mostrou-se otimista em relação à recuperação,mas não deixou de lamentar que está sentindo dores e com hematomas pelo corpo.

Hérnia de disco: entenda o que é a doença que afeta famosos e veja tratamentos que ajudam a aliviar doresHérnia de disco: além de Wesley Safadão,veja celebridades afetadas pela doença e saiba dicas que ajudam a aliviar dores

"Acordei aqui e a situação está um pouco ruim. Não consegui dormir direito,meu pescoço está muito inchado,parece que um trator bateu de frente. Para mim,que sou super ativa,está sendo uma tortura. Não consegui respirar para dormir,minha voz está bem curta,está estranho aqui o negócio,mas é o processo",disse a artista,bem-humorada,brincando com a situação.

No dia 12 de março,Luciana compartilhou as primeiras imagens no hospital nas redes sociais. Dois dias depois,ela revelou a razão da internação e comunicou que já havia começado sessões de fisioterapia. "Acho que curti tanto o Carnaval que agora tive que correr atrás do prejuízo. Mas faz parte! Sou uma pessoa muito mais do after do que do hospital,mas tem horas que precisamos olhar para nós mesmos e receber o tratamento devido",falou a empresária,na ocasião. "O importante é que logo mais estou de volta e cheia de energia!",completou.

O que é a hérnia de disco?

Segundo Bernardo Sampaio,fisioterapeuta e Diretor Clínico do ITC Vertebral de Guarulhos,é um problema que surge quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido.

Dr. Bernardo ainda diz que diversas partes da coluna podem ser acometidas pela condição,mas existem as mais comuns. "Embora a hérnia de disco possa ocorrer em qualquer parte da coluna,ela geralmente acontece na parte inferior da lombar,logo acima do quadril",explica o especialista.

Sobre os sintomas,ele conta que a dor pode se espalhar das costas até as nádegas,coxas e chegar até às panturrilhas,na coluna cervical,as dores geralmente acometem os braços e as mãos. "Até mesmo tossir,espirrar e sentar pode agravar os sintomas,porque pressionam os nervos comprimidos",acrescenta.

Qual o tratamento ideal para essa condição?

"Sofrer com a hérnia de disco não é tão fácil quanto parece e requer tratamento e dedicação para uma boa recuperação. A melhor forma de se livrar das dores é procurar por profissionais que avaliem de forma assertiva e tomem as providências necessárias",reforça o fisioterapeuta.

Algumas possibilidades de tratamento para essa condição consistem em programas fisioterapêuticos que utilizam técnicas de fisioterapia manual,mesa de tração eletrônica,mesa de descompressão dinâmica,estabilização vertebral,exercícios terapêuticos específicos e individualizados,pensados e definidos de acordo com as características dos sintomas de cada paciente.

Por que é tão comum o afastamento das atividades do trabalho?

"É comum que,durante deslocamentos de ônibus,carro e principalmente durante viagens longas,os pacientes experimentem uma sobrecarga maior do que o corpo pode suportar,exacerbando os sintomas",diz Dr. Bernardo. O especialista ainda explica que,dependendo da intensidade da dor,é impossível se manter em pé ou sentado,sendo a posição deitada,de fato,a mais confortável para ficar.

Em resumo,como viver melhor com a condição?

"Seguir as orientações médicas,evitar movimentos e atividades de alto impacto em caso de dor,evitar o tabagismo,se manter hidratado,além de descansar e variar na aplicação de compressas geladas e quentes são medidas essenciais para conviver melhor com a hérnia e diminuir a intensidade das crises a longo prazo",finaliza.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.