03-31
Domínio brasileiro na Libertadores de 2025: quem pode quebrar a hegemonia?
2025-03-17
IDOPRESS
Alejandro Domínguez,presidente da Conmebol,carregando a taça da Libertadores — Foto: Reprodução
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 14/03/2025 - 21:23
Desafios na Libertadores 2025: Clubes Latinos Visam Quebrar Hegemonia Brasileira
Nos últimos anos,clubes brasileiros dominaram a Libertadores,reduzindo a diferença de títulos com os argentinos. A edição de 2025 traz desafios para quebrar essa hegemonia. Equipes como River Plate,Racing,Atlético Nacional,LDU e Estudiantes se destacam como potenciais concorrentes. Cada uma com suas estratégias e reforços,buscam superar a qualidade técnica e poderio financeiro dos brasileiros.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2025 acontece nesta segunda-feira (17),na sede da Conmebol,em Luque,no Paraguai. Nos últimos seis anos,os clubes brasileiros empilharam taças,construíram uma dominância e diminuíram a diferença de títulos para os times argentinos (25 a 24),que antes era de 25 a 18. Na atual temporada,algumas equipes surgem como possíveis concorrentes para acabar com a hegemonia dos brasileiros no torneio continental.
Mas para Bruno Garces,jornalista especializado em futebol sul-americano,existem alguns desafios para que os estrangeiros consigam superar os brasileiros.
- Pela diferença técnica que existe na maior parte das vezes,os brasileiros dominam os jogos,com altos índices de posse de bola,sempre encurralando os adversários. Muitas vezes essa não é a característica dessas equipes,elas sofrem por essa diferença de qualidade - pontuou.
Além disso,outra dificuldade enfrentada pelos times do continente é a perda de jogadores. Além do mercado europeu,os sul-americanos sofrem com a concorrência do futebol brasileiro,que possui uma capacidade de investimento maior do que a dos outros países.
Quem hoje pode desafiar o domínio brasileiro?
River Plate
Último time não brasileiro a ganhar a competição continental,o River Plate é visto como o principal concorrente dos brasileiros na temporada atual. Os Millonarios reforçaram um elenco que já era considerado muito robusto,e,apesar de oscilar,há uma grande expectativa nesse grupo de jogadores. Montiel,Martínez Quarta e Enzo Pérez,que já são conhecidos dos torcedores do River,ainda buscam uma adaptação após retornarem ao clube.
- Acho que,além de ter um grupo muito forte,existe uma margem de evolução muito grande. Ainda não vimos o Gallardo chegar nem à metade daquilo que fez em outros momentos. Quando ele encontrar o equilíbrio necessário,vejo que será um adversário muito difícil de ser batido e que pode,sim,buscar o título - comenta Garce.
O River Plate tem um elenco no nível dos principais clubes brasileiros,e isso permite que a equipe não precise se moldar ao estilo dos adversários.
Racing
Atual campeão da Sul-Americana e da Recopa,o Racing é outro que aparece como um dos postulantes a desafiar o domínio dos brasileiros. Apesar de não ter se reforçado tanto,o elenco é considerado bom e tem muita experiência em competições internacionais.
Com a saída de Quintero,um dos principais jogadores na campanha da temporada passada,foi contratado o argentino Matías Zaracho,que vem desempenhando um bom papel no time.
Um dos pontos que mais chama a atenção é a capacidade de competir fora de casa,algo muito determinante em jogos de copa.
- Essa equipe mostrou de maneira mais contundente o que pode fazer no segundo jogo da Recopa contra o Botafogo. Um campo difícil,um adversário qualificado e,mesmo assim,competiu de igual para igual,não se intimidou em momento algum - diz Garces.
Atlético Nacional
Campeão colombiano em 2024,o Atlético Nacional tem um modelo de jogo rápido,com muita força física e capacidade de resistir à pressão dos adversários.
É visto como camaleão,que pode jogar de diferentes formas e surpreender os adversários. O elenco é considerado bom,com muitas opções para as variações que o modelo de jogo apresenta.
O atacante Alfredo Morelos,emprestado pelo Santos aos colombianos,se encontrou e tem sido fundamental para o funcionamento da equipe. Outro que se destaca é o lateral-direito Andrés Román,que consegue ser um bom escape para a time e uma peça importante defensivamente.
LDU
Único clube do Equador a conquistar a Libertadores,o clube vem construindo uma base sólida desde o último ano e figura como um possível concorrente. É um time rápido,que mescla juventude e experiência e consegue competir,principalmente nos jogos em casa.
O que pesa contra os equatorianos é a falta de "casca" neste tipo de competição. Os jogadores do atual elenco não têm tanta experiência,e isso pode atrapalhar nos momentos decisivos.
- É um grupo que tem muita capacidade,que usa muito bem a velocidade e tem um plantel equilibrado. Se fizer uma boa primeira fase,pode entender melhor como funciona a competição e aliar toda essa competitividade a uma maturidade maior e,com toda certeza,incomodar bastante - explica Garces.
Estudiantes
Considerado o time que fez a janela mais agressiva entre os argentinos,o Estudiantes chega para tentar conquistar a Libertadores na atual temporada. Houve um investimento em jogadores para ter uma clara proposta de jogar nos contra-ataques e ser letal nas ações ofensivas.
Ainda é visto como oscilante e que precisa de uma constância maior,mas há uma grande expectativa de que nos momentos decisivos aconteça um crescimento. Além disso,é considerada como "cascudo" e "preparado" para disputar competições de mata-mata.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.