03-31
Vice-presidente dos EUA diz que acordo sobre TikTok sai até 5 de abril
2025-03-15
IDOPRESS
Acordo 'permitirá a existência de uma empresa TikTok distinta nos EUA',disse Vance — Foto: Ore Huiying para o The New York Times
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 15/03/2025 - 00:04
Acordo sobre TikTok nos EUA pode ser fechado até abril,diz Vance
O vice-presidente dos EUA,J.D. Vance,prevê que um acordo sobre o TikTok seja concluído até 5 de abril,antes da possível proibição do aplicativo no país. Quatro grupos disputam a compra,incluindo nomes como Frank McCourt e Larry Ellison. O acordo visa atender preocupações de segurança nacional e proteger dados dos usuários americanos,assegurando a operação contínua do TikTok nos EUA.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O vice-presidente dos Estados Unidos,disse esperar que o presidente Donald Trump finalize um acordo para manter o TikTok operando no país antes do fim da data-limite para a venda do aplicativo,o dia 5 de abril.
Acordo em breve: Trump afirma que quatro grupos estão na disputa pelo TikTok nos EUAVeja apostas: Com chegada do TikTok Shop ao Brasil,quem perde e quem ganha com o e-commerce da rede social?
– Está quase certo que haverá um acordo de alto nível,que,acredito,atenderá às nossas preocupações de segurança nacional e permitirá a existência de uma empresa TikTok distinta nos EUA – disse Vance,que está ajudando a conduzir as negociações para a venda forçada da plataforma,em entrevista à rede NBC News nesta sexta-feira.
Ele completou:
– Seja por meio de uma extensão (do prazo) u simplesmente garantindo que o acordo atenda às preocupações de segurança nacional,acho que chegaremos a um ponto em que poderemos dizer que o TikTok está operacional,mas de uma forma que protege a privacidade dos dados dos americanos e a segurança nacional dos EUA.
Vance não forneceu detalhes sobre os participantes das negociações para a compra do aplicativo. No domingo,Trump revelou estar em conversas com quatro possíveis compradores do TikTok nos EUA e disse que um acordo poderia ser fechado "em breve",sem nomear os concorrentes ou indicar quem estaria mais perto de fechar a compra.
Mais Sobre TikTok
Trump afirma que quatro grupos estão na disputa pelo TikTok nos EUA
Como largar o vício das compras? Movimento 'Não compre' ganha as redes e já tem milhões de adeptos
O aplicativo,de propriedade da empresa chinesa ByteDance,tem até 5 de abril para fechar um acordo de venda de suas operações nos EUA,sob pena de ser banido do país,conforme uma lei bipartidária aprovada durante o governo Joe Biden.
Os EUA são,de longe,o mercado mais importante para a empresa — a ByteDance opera um serviço similar,o Douyin,na China —,e o TikTok nos EUA foi avaliado em até US$ 50 bilhões no ano passado. No entanto,há ceticismo sobre se a ByteDance ou Pequim aprovariam a venda da operação americana.
Trump já havia tentado banir o TikTok no passado,mas tornou-se um defensor do aplicativo,atribuindo-lhe um papel importante na ampliação do alcance de sua campanha presidencial de 2024 entre os eleitores mais jovens. Ele já prorrogou o prazo para a venda uma vez e indicou estar aberto a fazer isso novamente,mas afirmou acreditar que um acordo é viável.
Vance sugeriu que parte da burocracia pode fazer com que o processo ultrapasse o prazo final,mas disse estar otimista de que não será necessário um novo adiamento:
– Acho que as diretrizes do acordo serão muito claras. A questão é se conseguiremos concluir toda a documentação necessária.
De Apple a Meta: Conheça as sete empresas americanas que fazem parte do ‘clube do trilhão’
Vance ressaltou que a Casa Branca gostaria de “finalizar tudo sem a necessidade de estender o prazo”,acrescentou Vance:
– O acordo em si será muito claro,mas a criação de milhares e milhares de páginas de documentos legais é a única coisa que me preocupa e pode atrasar um pouco.
Os interessados publicamente conhecidos até agora incluem um grupo liderado pelo bilionário Frank McCourt e pelo cofundador do Reddit,Alexis Ohanian; outro grupo liderado pelo empreendedor de tecnologia Jesse Tinsley e pelo influenciador do YouTube MrBeast; e uma oferta de fusão da empresa de inteligência artificial Perplexity AI.
Trump também mencionou o nome de Larry Ellison,fundador da Oracle,que já trabalha com o TikTok no armazenamento de dados dos usuários americanos. Autoridades também avaliaram a possibilidade de Elon Musk,bilionário e conselheiro de Trump,adquirir o TikTok nos EUA. No entanto,Musk,que já é dono da rede social X,afirmou não ter interesse na compra.
Trump declarou que acredita que o governo americano deveria receber uma fatia de 50% na empresa como condição para o acordo.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.