04-21
Anac: afetados por suspensão da Voepass devem ser reembolsados ou reacomodados na Latam; veja orientações
2025-03-15
HaiPress
O ATR-72 da VoePass que caiu em Vinhedo (PS),em foto do ano passado no Aeroporto Salgado Filho,em Porto Alegre (RS) — Foto: Rafael Luiz Canossa/Creative Commons
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 14/03/2025 - 19:26
Anac Suspende Voepass por Segurança e Afeta 33 Mil Passageiros
A Anac suspendeu as operações da Voepass por não atender normas de segurança,afetando 33 mil passagens. Passageiros têm direito a reembolso ou reacomodação na Latam. Voepass contesta a suspensão,alegando seguir padrões rígidos. A Anac mantém fiscalização e orienta o uso da plataforma consumidor.gov.br para reclamações. A medida segue até que a Voepass comprove segurança adequada.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu,nesta sexta-feira,orientações aos passageiros da Voepass que foram afetados pela suspensão das operações da empresa. "Para esses clientes,poderá haver reembolso ou reacomodação em voos da Latam,que opera em parceria com a Voepass",disse a agência.
A Anac suspendeu na terça-feira os voos da companhia aérea Voepass,sob a justificativa de não atenderem plenamente as exigências de segurança operacional da agência. Com isso,cerca de 33 mil passagens devem ser reembolsadas ou remarcadas em outras companhias.
Latam: maioria das passagens da Voepass foi vendida pela empresa,que orienta passageirosFundo PIS/Pasep: saiba como consultar e acessar ‘dinheiro esquecido’ na plataforma do governo federal
A Anac também criou uma página com orientações aos passageiros. "A medida valerá até que a companhia comprove a capacidade de garantir o nível de segurança previsto nas normas da Agência".
Em resposta: Voepass rebate suspensão da Anac e diz que frota 'segue padrões rígidos de segurança'
A suspensão se baseia em uma alegada incapacidade da Voepass de solucionar irregularidades encontradas em supervisão realizada pela agência. A Anac ressaltou que,após o acidente aéreo de agosto do ano passado em Vinhedo (SP),que matou 62 pessoas,houve a implantação de uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia aérea.
Negócios:Air France e Lufthansa entram na disputa por controle da Air Europa
A Anac diz manter monitoramento permanente para que as assistências devidas sejam prestadas de acordo com as normas da agência. "Caso o contato direto com as empresas aéreas não atenda as garantias dadas pela Resolução 400/2016,é possível registrar uma reclamação pela plataforma consumidor.gov.br",afirma o texto.