Décimo terceiro salário: calculadora do GLOBO mostra quanto trabalhador ainda tem a receber no fim do ano

2024-11-11     HaiPress

O 13º salário foi criado em 1962 — Foto: Arquivo/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/11/2024 - 12:55

Calculadora online do 13º salário: previsão e descontos

O GLOBO disponibiliza calculadora online para prever o décimo terceiro salário,considerando horas extras. Explica datas de pagamento e descontos. O benefício é dividido em duas parcelas,proporcional ao tempo trabalhado e com descontos de INSS e Imposto de Renda. Trabalhadores com carteira assinada têm direito,assim como servidores públicos,aposentados e pensionistas. O cálculo é baseado no salário bruto e meses trabalhados. Descontos de INSS e Imposto de Renda são aplicados para obter o valor líquido do benefício.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Dezembro se aproxima e muitos brasileiros começam a se perguntar quando vão receber o décimo terceiro (13º) salário,um direito sagrado dos trabalhadores com carteira assinada desde 1962.

Além dos planos de consumo,surgem dúvidas sobre a data de pagamento e como calcular o benefício,especialmente porque ele é dividido em duas parcelas,e o valor é proporcional aos meses trabalhados no ano. Além disso,leva em conta as horas extras e adiantamentos.

O GLOBO preparou uma calculadora para que o trabalhador saiba quanto vai receber de décimo terceiro.

Você mesmo pode calcular quanto vai receber de 13º salário a partir da ferramenta do GLOBO acima. Nela,basta preencher:

O salário bruto;O número de meses trabalhados (se sua data de contratação é depois do dia 15,considere o mês seguinte como mês inicial);O número de horas da jornada semanal (caso não faça horas extras,esta informação é irrelevante e pode ser preenchida com a jornada mais comum,que é de 40 horas semanais);A média de horas extras,caso tenha feito,nos últimos dias.

Quando recebo o décimo terceiro?

Primeira parcela: Deve ser paga até o dia 30 de novembro. Nesta parcela,o valor corresponde à metade do salário bruto,sem os descontos de INSS e Imposto de Renda. Também entram na conta as horas extras,comissões e os adicionais noturno,de periculosidade e de insalubridade.


Segunda parcela: Deve ser paga até 20 de dezembro. Nessa parcela,são descontados os tributos como INSS e,se aplicável,o Imposto de Renda. Ou seja,a segunda parcela é menor que a primeira.

Quem pode receber o décimo terceiro?

A gratificação é um direito de todos os empregados com carteira assinada que tenham trabalhado por pelo menos 15 dias durante o ano e não tenham sido demitidos por justa causa. Servidores públicos e aposentados e pensionistas também recebem o pagamento.

Veja datas: Quem se aposentou a partir de junho pelo INSS vai receber 13º salário em cota única neste mês

Como é feito o cálculo do décimo terceiro?

O cálculo do décimo terceiro se baseia no salário do trabalhador e na quantidade de meses trabalhados no ano. Veja como funciona o cálculo:

Identifique o valor do salário bruto (valor integral do salário,sem descontos);Multiplique o salário bruto pelo número de meses trabalhados. Para contar,o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 15 dias em um mês para que ele seja considerado completo;Divida o resultado por 12 para obter o valor bruto do décimo terceiro.

A metade do valor bruto final é o equivalente à primeira parcela do 13º salário. Já a segunda metade é menor: nela,a metade do valor bruto incide todos os descontos obrigatórios de uma vez (INSS e,Imposto de Renda).

Churrasco mais caro: Preço das carnes sobe 5,81% em apenas um mês e pressiona inflação

E qual é o valor líquido do 13º salário?

Para saber o valor líquido do 13º salário (ou seja,quanto vai cair na conta do trabalhador),é preciso considerar o seguinte:

O percentual de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)O desconto do Imposto de Renda (IRRF),aplicado a depender da faixa de isenção e das alíquotas progressivas

Para calcular o desconto do INSS,o trabalhador deve considerar a tabela progressiva com alíquotas que variam de 7,5%,9%,12% e 14%. A alíquota depende da faixa salarial e do valor proporcional aos meses trabalhados.

Já para descontar o IRRF,é preciso considerar a tabela vigente do Imposto de Renda e aplicar deduções como dependentes,pensão alimentícia,etc.

Webstories

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.