Reclamações sobre o Porta 65 voltam a disparar. São mais 80% este ano

2024-10-17     HaiPress

As reclamações sobre Porta 65 dispararam 80% este ano face a 2023. A demora na aprovação dos pedidos e os atrasos no pagamento são os principais motivos das reclamações dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

 

Segundo os dados analisados pelo Portal da Queixa,entre janeiro e outubro,a tendência de crescimento das reclamações foi mensal,representando no total,uma subida de 93%,em relação ao período homólogo. Contudo,paralelamente ao aumento do número de queixas,também o Índice de Satisfação do IHRU subiu este ano,pela performance na resposta prestada aos cidadãos.

As reclamações subiram quanto a vários apoios do Estado à Habitação,mas o Porta 65 é o programa mais visado,com o Porta 65 Jovem,o programa de apoio ao arrendamento jovem,a somar 39.4% das reclamações dirigidas ao IHRU este ano.

Segue-se o Apoio à Renda,que ocupou uma fatia de 28.9% e o Apoio Extraordinário à Renda (criado para as famílias mais vulneráveis),que gerou 17.4% das queixas. 

Já o apoio Arrendamento Apoiado acolheu 5.2% e o Arrendar para Subarrendar recolheu 4.4%. Por sua vez,o benefício Arrendamento Acessível recebeu 1,9% das ocorrências. 

Já os problemas reportados no âmbito da Habitação Social motivaram 1.9% dos casos relatados no Portal da Queixa. Por sua vez,o programa Porta 65+ (acessível a candidatos de qualquer faixa etária),absorveu 0.8% das queixas.

Quanto aos principais motivos de reclamação,a demora na aprovação do benefício lidera as queixas recebidas pelo Portal da Queixa até outubro (82.4%). Segue-se o atraso no pagamento,que motiva 10.8% das queixas. Já a dificuldade no processo de candidatura é reportada em 1.9% das queixas e a dificuldade de contacto é apontada em 1.2% das ocorrências.

A gerar também 1.2% das reclamações está a recusa do apoio,onde são reportadas situações em que a pessoa diz ser elegível a receber o benefício,mas é recusado IHRU. 

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.