12-20
Jacarepaguá terá bicicletada no Dia Mundial Sem Carro
2024-09-18 HaiPress
Edição de 2022 da bicicletada Pedala JPA,que terá nova edição neste domingo — Foto: Divulgação
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 18/09/2024 - 05:04
"Bicicletada em Jacarepaguá promove expansão da malha cicloviária"
Jacarepaguá terá bicicletada no Dia Mundial Sem Carro com objetivo de destacar a necessidade de expandir malha cicloviária. Evento organizado pela Amaf busca mais segurança para ciclistas,pressionando por investimentos em faixas para bikes. Participantes farão passeio por ruas da região,sem caráter político,para chamar atenção das autoridades. Plano de Expansão Cicloviária em destaque,visando conexão entre bairros e sistemas de transporte público. Divulgação do evento nas redes sociais dos organizadores.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A chuva fina que caía em Jacarepaguá não desanimou os participantes da bicicletada pelo Dia Mundial sem Carro realizada em setembro de 2022,com organização da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (Amaf). Cerca de cem ciclistas,entre moradores comprometidos com a causa e integrantes de ONGs e outros movimentos sociais,circularam animadamente sobre duas rodas pelas ruas da região. Este ano,após um hiato em 2023,a bicicletada,batizada de Pedala JPA,volta a ser realizada,e a disposição do grupo promete ser a mesma. A Amaf convida todos os amantes da bicicleta e militantes por um trânsito mais seguro a participarem da nova edição do evento,no dia 22,o próximo domingo.
Além da Amaf,organizam o evento RollerTour RJ e Jacarepaguá Bike Clube. O objetivo é reivindicar mais segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou para o lazer,sobretudo com a expansão da malha cicloviária. Os participantes farão um passeio leve por ruas da Freguesia e do Anil. A rota começará pela Praça Professora Camisão,com concentração a partir das 8h30. A seguir,o grupo fará o seguinte trajeto: Estrada de Jacarepaguá (até a esquina com a Estrada do Engenho D’Água); retorno pela pista oposta até a Praça Jorge da Costa Pinto; Rua Tirol; Rua Comandante Rubens Silva; e Estrada dos Três Rios; com retorno à Praça Professora Camisão. A partida está prevista para as 9h,com apoio da CET-Rio no trajeto e de agentes do 18° Batalhão (Jacarepaguá) na segurança,e o percurso deverá levar entre 30 minutos e uma hora.
Os organizadores salientam que a bicicletada não terá caráter político: a ideia é chamar a atenção de ciclistas,patinadores e pedestres de todas as regiões,além,claro,de pressionar as autoridades para que continuem investindo em faixas para bikes.
— Esta é uma manifestação de reivindicação por mais ciclovias na região,apoiando o Plano de Expansão Cicloviária já assinado pelo prefeito Eduardo Paes mas com a expressão da demanda de que ele seja efetivamente feito — diz Sidney Teixeira Junior,diretor da Amaf,referindo-se ao documento que estabelece diretrizes para a extensão da malha cicloviária em toda a cidade. — No momento,temos uma crítica apenas à baixa velocidade da expansão,discrepante da promessa que a prefeitura fez na cerimônia de lançamento do plano,de cobrir 100% das estações de transporte de média e alta capacidade da cidade até o fim de 2024. Apesar dessa frustração,salientamos que somos a favor do plano de acordo com o traçado proposto.
Um dos pilares do Plano de Expansão Cicloviária é a implantação de uma rede estruturante,que permita a conexão por meio de bicicletas entre os bairros e até as estações de BRT,VLT,trens,barcas e metrô. Em Jacarepaguá,entram nesta rede vias como as avenidas Geremário Dantas,Engenheiro Souza Filho,Nelson Cardoso e Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes,as estradas de Jacarepaguá,do Itanhangá,Bandeirantes,do Pau-Ferro,do Engenho D’Água,do Tindiba e dos Três Rios e as ruas Candido Benício e André Rocha.
A divulgação do Pedala JPA está concentrada no perfil de Instagram @pedalajpa e nas redes sociais dos organizadores.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.