Jovens querem discutir mercado de trabalho no G20

2024-08-13     HaiPress

Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 Sessão II - Fighting Inequalities and Trilateral Cooperation. Foto: Alex Ferro - G20 — Foto: Foto: Alex Ferro - G20/divulgação

O Y20,grupo de engajamento do G20 Social voltado para a juventude,deve divulgar até a próxima sexta-feira (16) seu documento final a ser enviado para as duas principais trilhas do fórum internacional que reúne as 21 maiores economias do mundo (19 países e dois blocos econômicos,União Europeia e União Africana). Nesta segunda-feira (12),o grupo de jovens da sociedade civil ligados ao G20 deu início a sua cúpula,que acontece nesta semana no Rio de Janeiro.

Um confronto entre facções rivais por dia no Rio:informação consta em relatório de setor de inteligência da PMCaso é investigado: mulher morre baleada após carro em que estava bater em viatura da Polícia Civil na Avenida Brasil

Ao todo,além do Y20,há outros 12 grupos de engajamento que formam o G20 Social,o braço ligado à sociedade civil do Grupo dos 20. No início de julho,os colegiados entregaram às trilhas de Sherpas e de Finanças apresentaram sugestões e propostas objetivas para serem incorporadas às decisões dos chefes de Estado dos países integrantes do fórum.

Agora,o Y20 fará a apresentação formal do communiqué do grupo,documento que resume as principais conclusões e propostas do colegiado. A ideia é apresentar o texto aos líderes do G20,durante a Cúpula de chefes de Estado que acontecerá no Rio,em novembro.

“O communiqué será a nossa declaração final e também o nosso último documento de incidência e negociação com os sherpas e deputies”,disse o presidente do Y20,Marcus Barão,fazendo menção aos representantes das duas principais trilhas do G20.

De acordo com o secretário nacional de Juventude,Ronald Sorriso,o Y20 vai incluir mais dois temas em seu documento final,além das três prioridades já traçadas pela presidência do Brasil no G20 – reforma da governança global,combate à fome e à pobreza e desenvolvimento sustentável. O grupo de engajamento,no communiqué,tratará também de mercado de trabalho e inclusão e diversidade.

“ Adicionamos dois temas que consideramos fundamentais para a juventude. Inovação tecnológica e futuro do mundo do trabalho,porque nós sabemos que há uma acelerada transformação nos meios de produção que podem excluir as juventudes mais vulneráveis se os grandes países e as grandes economias não derem conta de colocar o ser humano,a população,no centro desse debate. E inclusão e diversidade,porque a gente tem como proposta do governo brasileiro a inclusão,por exemplo,do ODS [Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU] 18,que é o combate à discriminação racial. É a possibilidade de as pessoas conseguirem transitar livremente sem que o racismo,o machismo,o sexismo e outros tipos de fobia afetem a população”,disse Sorriso.

Sorriso e Barão participaram nesta segunda-feira de uma entrevista coletiva à imprensa. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência,Márcio Macêdo,também participaria do encontro,mas sua participação foi cancelada após ele ser convocado para uma reunião do núcleo político do governo Lula (PT). É o chefe da pasta que tem tocado a organização do G20 Social. De acordo com a equipe do ministro,ele deve vir ao Rio na próxima quinta (15) para participar da cúpula do Y20.

*do Valor Econômico

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.