'Perigo': Inmet alerta para tempestades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta sexta-feira; veja previsão

2024-06-21     HaiPress

Veja previsão do tempo para esta sexta-feira (20/06) — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/06/2024 - 00:00

Alerta de Tempestades e Baixa Umidade no Brasil

Inmet alerta para tempestades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina,com riscos de granizo e ventos fortes. Baixa umidade afeta 10 estados no centro do país,com recomendações de hidratação e cuidados de saúde. Temperaturas variadas em diversas regiões do Brasil.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a ocorrências de tempestades no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. No sudoeste do RS,o alerta do fenômeno para a região foi classificado como de "Perigo". Enquanto isso,na porção central do país,uma área de baixa umidade segue em atuação,atingindo 10 estados.

Brasil: Suspeito de matar a tiros jovem de 22 anos encontrada em rio no RS está foragido,diz políciaLeia mais: Irmão de Djidja é indiciado por tortura,cárcere privado,estupro,aborto sem consentimento e outros 7 crimes; veja quais

Na área sudoeste do RS,as chuvas podem atingir até 100mm/dia,acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h e granizo. Ainda segundo o Inmet,há risco de corte de energia elétrica,estragos em plantações,queda de árvores e alagamentos.

Mancha laranja mostra área onde está área de "Perigo" para tempestade no RS — Foto: Reprodução

Já para restante do estado e no centro-sul catarinense,o órgão emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para tempestades. As chuvas não devem superar 50mm/dia,com ventos de até 60 km/h,também com possibilidade de queda de granizo.

Em Porto Alegre,a temperatura deve ficar entre 17°C e 21°C. As chuvas,que devem durar o dia todo,irão ser acompanhadas de trovoadas isoladas na capital gaúcha,segundo a previsão do Inmet. O final de semana deverá ser chuvoso,com trovoadas voltando a ocorrer no domingo e na segunda-feira.

Mancha amarela indica área de atuação de alerta de "Perigo potencial" para tempestades — Foto: Divulgação

Na parte central do país,englobando o Centro-Oeste e partes do Sudeste,Nordeste e Norte,segue em atuação uma área de baixa umidade,provocada por anticiclone em altos níveis que mantém a massa de ar seca na região. Entre os estados afetados estão: Goiás,Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Minas Gerais,São Paulo,Paraná,Rio de Janeiro,Tocantins,Maranhão,Piauí,Bahia,além do Distrito Federal. Veja abaixo:

Mapa mostra área de atuação de baixa umidade no país,nesta sexta-feira — Foto: Reprodução

Esse alerta é emitido quando os níveis de umidade relativa no ar ficam entre 30% e 20%. Os riscos à saúde ou de incêndios florestais é baixo. Entre as recomendações do Inmet está beber bastante líquido,evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol.

— Esse anticiclone inibe a formação de nuvens de chuvas e assim mantém o tempo seco e frio de manhã e a tarde quente e seca,por conta do ganho de radiação durante o dia e a perda durante a noite. — disse ao GLOBO a meteorologista Andrea Ramos.

No Rio de Janeiro,os termômetros devem ficar entre 15°C e 32°C,nesta sexta-feira. O céu deve se manter com poucas nuvens até ao menos segunda-feira na capital. Em São Paulo,o cenário é similar. As temperaturas ficam entre 12°C e 27°C,com tendência de alta ao longo do final de semana,e o tempo segue firme.

Em Goiânia (GO),onde a amplitude térmica também é grande,os termômetros ficam entre 15°C e 31°C,com poucas variações ao longo do final de semana. Na tarde desta sexta-feira,há possibilidade de ocorrência de névoa seca na capital. Outra capital na área de atuação do alerta de baixa umidade,Cuiabá (MT) tem máxima de 35°C e 36°C para os próximos dias. A sexta-feira deverá ser de poucas nuvens,enquanto névoa seca deve ocorrer ao longo do final de semana. Quadro semelhante se repete em Campo Grande (MS),onde as temperaturas não devem superar os 32°C.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.